Os hackathons são eventos cruciais para impulsionar a inovação em um ecossistema. Eles são uma oportunidade para reunir pessoas talentosas e apaixonadas por tecnologia, para trabalharem em projetos colaborativos em um ambiente intenso e altamente criativo.

 Além disso, os hackathons também são uma excelente oportunidade para criar conexões com outros empreendedores e investidores.

 Dessa forma, os hackathons ajudam a fomentar um ecossistema de inovação, ao trazer novas ideias e soluções para o mercado e estimular o empreendedorismo.

Local de Realização da Feira

Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR

Data de Realização da Feira

25 e 26 de maio de 2023

O que é um Hackathon

Hackathon é um evento que reúne programadores, designers, especialistas em nichos de negócios e outras pessoas com habilidades em tecnologia para trabalharem em projetos colaborativos em um curto período de tempo, geralmente de 24 a 48 horas. O objetivo principal é encontrar soluções inovadoras para problemas específicos ou desenvolver novos produtos e serviços.

Durante o hackathon, os participantes são divididos em equipes e recebem um desafio ou problema para resolver. Eles têm um curto período de tempo para trabalhar juntos, apresentando seus projetos ao final do evento.

A formação de equipes em hackathons pode variar de acordo com as regras estabelecidas pelo evento. Alguns eventos exigem que os participantes se inscrevam em equipes pré-estabelecidas, enquanto outros permitem que os participantes se inscrevam individualmente e formem equipes durante o evento. A composição de uma equipe pode fazer toda a diferença no sucesso do projeto. Equipes com habilidades complementares, como programadores, designers e empreendedores, são capazes de colaborar de forma mais eficiente e criar soluções mais inovadoras.

Habilidades necessárias para participar

Para participar de um hackathon, é necessário ter habilidades em tecnologia, como programação, design ou engenharia de software, e ser capaz de trabalhar em equipe em um ambiente altamente colaborativo. No entanto, as habilidades necessárias podem variar de acordo com o objetivo do evento. Por exemplo, alguns hackathons podem se concentrar em soluções de dados, enquanto outras podem se concentrar em soluções para desafios sociais.

Além das habilidades técnicas (Hard Skills), é importante que os participantes tenham habilidades interpessoais (Soft Skills), como comunicação clara e capacidade de trabalhar sob pressão. Os participantes também devem ter a capacidade de pensar criativamente e de forma inovadora, e estar dispostos a experimentar novas ideias e soluções. Como os hackathons têm um curto período de tempo, os participantes precisam ser ágeis e capazes de trabalhar com rapidez e eficiência.

É importante ter uma atitude de aprendizado constante, para aproveitar ao máximo a experiência e aprender com outros participantes e mentores. De acordo com o especialista em negócios digitais e Facilitador de eventos de inovação Hector Felipe Cabral: “Com o aumento do interesse e do investimento em tecnologia, os hackathons se tornaram uma forma popular de estimular a inovação e a criatividade.”

O nosso Hackathon ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio de 2023 como parte integrante da Technovação 2023 e nossa temática será Demandas do Setor Público. 

No dia 24 teremos uma ação de lançamento dos problemas propostos que antecede o início do evento.

Confira o Regulamento e INSCREVA sua equipe no botão abaixo.